O Impacto Positivo da Polpa de Celulose e Papelão Ondulado
12 de Setembro de 2023
A utilização de produtos como a polpa de celulose e papelão ondulado ajudam a contribuir com a redução da produção de CO2 na atmosfera. Isso se dá por serem produtos de matéria-prima renovável, advindo de árvores. Um estudo realizado pela Instituição Totum e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, estima que uma árvore absorve 7,27 kg de CO2 (dióxido de carbono) por ano.
Um dos principais benefícios da reciclagem de papel é que há economia de carbono disponível ao simplesmente desviar os produtos de papel de rotas alternativas de descarte, como aterros sanitários e incineração. O papel é biodegradável e, quando depositado em aterros, gera metano, caso seja incinerado libera dióxido de carbono, ambos os gases são reconhecidos como contribuintes para as mudanças climáticas, sendo responsáveis pelo efeito estufa. No entanto, o papel é um produto facilmente reciclável e, por meio da reciclagem, o carbono é retido no produto por mais tempo e contribui para reduzir os requisitos de fibra primária na indústria. Isso permite que as florestas sejam manejadas por períodos mais longos e contribui significativamente para a sustentabilidade da indústria de papel em geral.
Dessa maneira, realizar a substituição de materiais não renováveis (ex.: plásticos), além de diminuir a emissão de CO2 associados à obtenção da matéria-prima, há também eficiência energética durante a fabricação. Uma vez que geralmente produtos de fibra de papel necessitam de menos energia do que a demandada para produção de itens em outros materiais. O que resulta em menores emissões de CO2 provenientes de processos industriais.
Sendo assim, é importante que também façamos nossa parte reciclando embalagens de fibra de papel, aumentando sempre o seu ciclo de vida. Todavia, caso seja necessário serem compostadas ou forem descartadas no meio ambiente (se degradando naturalmente em média de 3 a 6 meses), o dióxido de carbono será liberado de volta ao ambiente de forma controlada, sem aumentar significativamente as emissões do mesmo.
É importante ressaltar que a utilização de produtos de polpa de celulose ou papelão deve ser definida como praticas responsáveis, com manejo florestal responsável, sistemas de reciclagem eficientes e por ultimo, mas não menos importante: certificações ambientais. Como é o caso da Paper Green, já que possuímos certificado ISSO 9001 e RoHs. Maximizando os benefícios ambientais de nossos produtos, garantindo qualidade, eficiência e sustentabilidade.