Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia em Belém: Reflexões para a COP 30
18 de Março de 2024
No último dia 15, Belém recebeu o primeiro dia da "Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia", um evento preparatório para a tão aguardada Conferência das Partes (COP 30), marcada para novembro de 2025 na capital paraense. O evento, sediado no auditório da Universidade da Amazônia (UNAMA), campus Alcindo Cacela, contou com a presença de mais de 400 pessoas, incluindo o prefeito Edmilson Rodrigues, e programado para continuar no sábado (16) a partir das 9h.
Promovida pelos Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC), a conferência visa oferecer uma plataforma para reflexão e discussão sobre questões cruciais relacionadas à Amazônia e seus desafios, com o intuito de gerar propostas concretas para a COP 30. Aldo Arantes, coordenador nacional da ADJC, destaca a importância de preparar a COP para tomar decisões efetivas diante do conflito de interesses e das graves questões ambientais enfrentadas.
Para nós da Paper Green, essa iniciativa é vista como um passo fundamental para promover o debate e a conscientização sobre a importância da Amazônia e suas questões ambientais não só para o Brasil, mas para o mundo como um todo. Além disso, ressaltamos o nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, valores que permeiam todas as nossas atividades e iniciativas.
Entre os temas em destaque na conferência estão a relação entre a Amazônia e as mudanças climáticas, os modelos de desenvolvimento sustentável para a região, a importância da COP 30 sediada em Belém, entre outros. As palestras e debates abordaram desde a atuação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) até os desafios do sistema de justiça, segurança pública e direitos humanos na Amazônia.
A participação de autoridades, acadêmicos, representantes de organizações da sociedade civil e demais envolvidos demonstra a relevância do evento e a urgência em encontrar soluções eficazes para os problemas enfrentados pela Amazônia. Nós reiteramos nosso compromisso em contribuir para um futuro mais sustentável e saudável para a região e para o planeta como um todo.