A Paper Green apoia pacote de medidas à descarbonização em SP
24 de Julho de 2023
O Estado de São Paulo está avançando rumo a uma economia mais sustentável e alinhada com a descarbonização das cadeias produtivas. O Governo de São Paulo anunciou um pacote abrangente de medidas para impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono, com destaque para um crédito de R$ 500 milhões disponibilizado pela DesenvolveSP, que é a agência de fomento paulista direcionada a empreendedores.
Esse crédito será destinado para startups de inovação tecnológica que estejam alinhadas à descarbonização, assim como para programas estaduais e municipais voltados à transição energética. Além disso, o pacote prevê o fomento a projetos de produção de biogás a partir de resíduos agrícolas, especialmente no setor sucroenergético.
Outra importante medida do pacote é a criação de um ambiente regulatório propositivo voltado à descarbonização. O programa de Hidrogênio de Baixo Carbono, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, promoverá políticas integradas de fomento à demanda, produção, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação no mercado de hidrogênio verde - uma matriz energética limpa obtida por meio da eletrólise da água.
A criação do Comitê Técnico de Descarbonização da Economia Paulista, no âmbito do Conselho Estadual de Política Energética, também faz parte das medidas adotadas para conferir governança e previsibilidade aos objetivos de descarbonização. Esse comitê será composto por representantes das iniciativas público e privada.
A Paper Green enaltece a ação governamental em apoiar a descarbonização e acredita que esse pacote é um importante instrumento para impulsionar a transição para uma economia mais sustentável. Os R$ 500 milhões em crédito da DesenvolveSP, o apoio às startups focadas em inovação e sustentabilidade, assim como o fomento à produção de biogás, demonstram o engajamento do maior estado brasileiro no caminho do Net Zero!